Viva La Resistance!

Tive a oportunidade de ler dois dos álbuns de charges lançados recentemente no Brasil pela editora Martins Fontes. Bem, Obrigado. E Você? trata mais das pequenas e grandes idiossincracias do ser humano, ao passo que Quanta Bondade! analisa os conceitos distorcidos da sociedade, no que se refere a praticar o "bem".

Exemplo 1: uma cerimônia solene já começou com o tapete vermelho estendido, mas ao mesmo tempo, na outra extremidade, um sujeito vai terminando de costurar o tal tapete. Exemplo 2: um cara acorda ao lado da esposa na madrugada, querendo engatar uma discussão ed relacionamento. No final, ele pergunta algo como "E aí, Isaura, o que você acha?" e ela o soca, furiosa: "INÊS!!" Em diversos momentos, me lembrou MUITO o humor de Henfil.
Outras características marcantes dos álbuns são o domínio de linguagem e a versatilidade do autor. Aqui ele prova definitivamente que não é apenas o "cara que fazia a Mafalda" (como se isso fosse pouca coisa - e não é!). De um modo geral, as charges de Quino são bem satíricas, mas algumas delas são meio direcionadas à realidade argentina, enquanto outras possuem caráter mais universal. Mas tem certos casos que são pura poesia, como a do trator que flutua no céu e um fazendeiro embaixo responde: "ô rapaz, pára de ficar sonhando!" ou coisa do tipo.
Essas coletâneas de Quino são feitas sob medida para reler algumas e algumas vezes. Sempre dá pra captar algum detalhe que passou despercebido ou reforçar na memória o sentido daquela mensagem. Fazer um humor gráfico tão refinado assim não é pra qualquer um. Mas felizmente, Quino não é qualquer um.
<< Home